terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Escolha do carro.

Bom hoje eu vou deixar um pouco os fatos de lado e colocar um pouco de minhas opiniões. Sei que opinião é sempre um assunto polêmico. Sei que não sou o dono da verdade mas enfim... vamos lá!

Como não tenho o que contar hoje a respeito do carro vou falar porque decidi comprar um Astra.
Eu e minha esposa estávamos olhando um carro para ela. Eu já tinha um Civic 00 que estava para ser trocado pelo Civic 05 do meu pai. Pelo que vocês vão ver abaixo eu não tinha a menor idéia do que eu queria. A única certeza que eu tinha é que eu queria fazer um bom negócio. Olhamos alguns carros.

FIT
Fiz o test drive no carro. Design interessante, marca confiável, ar condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico, air bag duplo. Sem dúvida é um bom carro. Preço?
Aproximadamente R$ 53.000 pelo 1.4. Achei um pouco caro. Por R$ 47.900 eu compraria um Tiida com tudo isso e ainda levaria para casa um motor 1.8 e um câmbio de 6 marchas. Achei que o preço do Fit estava meio salgado. Deve ser por que é novidade. Crise? Que crise?

C3
Pensamos também em um C3. O carro tem bastante eletrônica a bordo, muitos itens de conforto. Quase fui seduzido por estas características mas no final das contas prevaleceu o medo que eu tenho do carro. Não é difícil achar reclamações sobre o C3 como trocas de caixa de direção a cada 15 mil km, direção elétrica que endurece de uma hora para outra, reclamação sobre excesso de ruído interno etc. Pode ser paranóia minha mas essas informações me influenciaram bastante na decisão de não comprar um C3. Esses defeitos são o tipo de coisa que é inadmissível para quem tinha, e ainda tem um Honda.

Fiesta
Pensei depois em um Fiesta pois a Ford estava dando uma promoção muito atrativa para a minha empresa. Fui até a concessionária para fechar um Sedan 1.6 completo. Ar Condicionado, Direção Hidráulica, Trio Elétrico, som My Connection, Duplo Air Bag e ABS. Resultado? 90 a 120 dias de espera. Só haviam 4 Fiestas com este acabamento sendo produzidos para o Brasil inteiro. Todos eles vendidos. Abri mão do Air Bag e do ABS. Resultado? 90 a 120 dias de espera também. Deve ser a tal da crise que nos faz esperar tanto por um carro... Desisti do Fiesta.

Tiida
Confesso que fiz um test drive em um Nissan Tiida e gostei muito. Carro japonês (que eu particularmente gosto muito) com 2 anos de garantia. Fui negociar. Me pediram R$ 47.900 pelo Tiida 08/08. Chorei um desconto, afinal de contas se tratava de um modelo 08/08 e no site da Nissan o carro estava anunciado por R$ 46.190. Não cederam nada. Resolvi continuar olhando e coloquei a ideia de comprar um Tiida em stand by.

Sandero
Fui ver o Renault Sandero. 3 anos de garantia total e uma rede concessionária muito elogiada pelos proprietários de Renault. Fiz o Test Drive no Sandero Privilège 1.6 16V. O carro é bem esperto. Alguns mimos como computador de bordo, e ítens de conforto como Ar Condicionado , direção hidráulica e trio elétrico. Ponto fraco para a ergonomia (acionamento dos vidros elétricos dianteiros no painel e dos vidros traseiros em botões que ficam atrás do freio de mão). O carro também merecia um aparelho de som mais bonito do que o que vem instalado. Tentei um Sandero com Air Bag e ABS. Resultado? Com sorte iria esperar pelo menos uns 30 dias. Mais uma vez a crise me pegava de surpresa. Nenhuma concessionária de BH tinha o carro. Na quinta-feira (05/02) a vendedora me ligou e me disse que havia conseguido um belo desconto para mim em um Sandero Privilège 1.6 16V 08/09 sem Air Bag e ABS. R$ 39.900. Fui no dia 06/02 fechar o carro na concessionária. Lá chegando, para minha surpresa, fui informado pela vendedora que o preço não era de R$ 39.900, mas sim de R$ 42.500. Ela me informou que o carro de R$ 39.900 havia sido vendido no dia anterior e estava com aquele preço pois havia sido avariado em uma chuva de granizo. Fiz a única coisa que poderia ser feita em uma situação daquelas. Virei as costas e fui embora.

Astra
Poucas horas após sair da Renault fiquei sabendo de uma promoção da Chevrolet. Quem deu a dica? A vendedora da Citroen que me disse que eles não eram como a Chevrolet que estava fazendo feirão para vender carro. Achei interessante a informação e busquei me informar.
Astra a partir de R$ 42.990? Fui então no sábado até uma concessionária Chevrolet. Chegando lá eu perguntei se eu conseguiria um com Airbag e ABS e fui informado que teria que fazer o pedido na fábrica. Tempo de espera? A vendedora não tinha como me garantir nada. Astra Advantage Hatch, prata, com alarme na chave por R$ 44.110? Achei que valia a pena pagar R$ 1.610 a mais por um carro de nível bem superior a um Sandero. Como quem está na chuva é para se molhar gastei mais R$ 190 para instalar película nos vidros e mais R$ 1.100 para colocar o banco de couro. Arrependimento? Até agora nenhum.

Nenhum comentário: